quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Momo - the king

Rêia ho! Alegrifes e rabujos!

Hoje vamos falar deum assunto muito polêmico. E NÃO são mamilos.

É que todo mundo se anima pro carnaval e se esqueçe daquele que abre as postas pra folia: o rei momo;

O rei fast-food gordinho foi provavelmente inspirado em um personagem da Antiguidade clássica. Na mitologia grega, Momo era o deus do sarcasmo e do delírio. Usando um gorro com guizos e segurando em uma mão uma máscara e na outra uma boneca, ele vivia rindo e tirando sarro dos outros deuses. Com esse jeitão esculachado, aprontou tantas que acabou expulso do Olimpo, a morada dos deuses. Ainda antes da era cristã, gregos e romanos incorporaram essa figura mitológica a algumas de suas comemorações, principalmente as que envolviam sexo e bebida. Na Grécia, registros históricos dão conta que os primeiros reis Momos de que se tem notícia desfilavam em festas de orgia por volta dos séculos 5 ou 4 a.C. Geralmente, o escolhido era alguém gordinho e extrovertido - provavelmente vem daí a inspiração para a folia brasileira. Já nas bacanais romanas, os participantes selecionavam um Rei Momo entre os soldados mais belos do exército.

 Esse ‘monarca’ era o governante de um período de liberdade total e desfrutava de todas as regalias durante a festa, como comidas, bebidas e mulheres", diz o historiador Hiram Araújo, diretor cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). No Brasil, a tradição de eleger um Rei Momo durante o Carnaval apareceu primeiro no Rio de Janeiro, em 1933. Naquele ano, a coroa foi entregue ao jornalista Morais Cardoso, que ocupou o trono até morrer, em 1948. A novidade fez sucesso e hoje várias cidades brasileiras também escolhem seu Momo.
No seu reinado, o Rei Momo recebe a chave da cidade, que simbolicamente governa durante o Carnaval.
Para ajudar na tarefa, o monarca carioca recebe um salário bem gordinho, de 9 mil reais.

Antigamente, o prêmio era pra quem tivesse mais banha maior peso. E tinha até um peso mínimo (120 kg de gostosura =9) mas depois de verem tooodos os problemas que a obesidade pode trazer (Wando, ooi), isso foi quebrado. Agora vale popullaridade, animação, e essas coisas todas que fazem o nosso carnaval ser grande e reluzente *-* Ano retrasado (eu acho) teve até polêmica quando o rei momo campeão de Salvador foi um carinha sequinho, sequinho e magro também. Super bow.

Bem, nesse ano
  
(Fontes: Mundo estranho e minha cabeça de minhoca.)

6 comentários:

Rafael disse...

Me gusta !!




...


do Post não do carnaval na cidade kkkkkkkkk
mas emfim é uma boa época pra rlx e pro pessoal que gosta de pular e cair na folia etc e tal aproveitar ...
Bjos alê ;)

@lekavc disse...

kkkkkkkkkkkk é tennnso carnaval de rua manooo. Mas é legal.

Unknown disse...

kkkk' euri
carnaval é moh loucura, negoço msm é ficar no face xD (kkk')

@lekavc disse...

kkkkkkkkkkkkk
cada um com os seus gostos :d
Eu ainda acho meio divertido, mas não o de salvador --' kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Olá!! :D
Não sou nenhum pouco fã do carnaval sabe, por isso amo minha cidade onde esse evento praticamente não existe! Haha Mas achei muuuito legal a tradição do Rei Momo! Eu achava estranho o porque eles sempre tem uma aparência de gordinho (as roupas sempre tem muito volume...). Por mais que eu não curta, é legal aprender um pouquinho! :D

PS: Siim, o texto que escrevi "A minha história" realmente é a minha história.. :3 Ah,escreva a sua também! Adoro ler histórias de amor reais! *-*

Um beijo gigaenorme! :*

@lekavc disse...

Oi! Amei ver seu comentário aqui. Que bom que gostou do post.

Em breve minha história virá. ausaushuash'

Beijão e volte sempre!